ONU lançou serviço de notícias em português para todo o mundo

ONU dentro

A rádio da ONU lançou um serviço de notícias por telefone em português. Para já disponível apenas nos Estados Unidos, o mesmo via chegar, em breve, aos países de expressão portuguesa, como, por exemplo, Portugal e Brasil.

A ideia é “oferecer noticiários diários de cinco minutos para todos os países de língua portuguesa, incluindo um noticiário dedicado a assuntos africanos, entre outras entrevistas e peças soltas”, avança a directora da Rádio ONU em português, Mónica Villela Grayley.

Além disso, vão ser também listadas todas as “informações relacionadas às Nações Unidas e notícias internacionais como, por exemplo, a crise na Síria, a violência na República Centro-Africana e no Sudão do Sul”.

O serviço foi lançado há menos de um mês no âmbito de um acordo entre o Departamento de Informação Pública da ONU e a empresa AudioNow. Por enquanto, o mesmo está apenas disponível nos Estados Unidos através do telefone +1 (712) 432-9917.

No entanto, a responsável garante que a empresa responsável pelo serviço vai “iniciar operações com telefones de países de língua portuguesa em breve”, numa lista da qual fazem parte Portugal e o Brasil.

Mónica Grayley explica ainda que “as notícias são produzidas por uma pequena equipa de jornalistas de rádio de vários países lusófonos, que trabalham na redacção da Rádio ONU, em Nova Iorque, e por correspondentes de língua portuguesa na África”.

Para a Rádio ONU em português, “é importante informar os ouvintes e utilizadores em várias plataformas num espaço multimédia”, sobretudo num momento em que “o uso dos chamados ‘smartphones’ sobe todos os anos entre várias faixas etárias. O mesmo serviço já está disponível noutras línguas como inglês, árabe, chinês, francês, swahili, russo e espanhol.