DIA DE PORTUGAL celebrado no Museu de Newark

Fadista

Celebrar o Dia de Portugal no Museu de Newark é uma iniciativa da ex-cônsul de Portugal em Newark, Maria Amélia Paiva, este ano prolongada pelo actual cônsul Pedro Soares de Oliveira. E, diga-se que, este ano, ultrapassou as expectativas com uma comemoração muito emotiva e distinta, bem emoldurada pela presença de inúmeras figuras públicas e privadas e empresários luso-americanos do estado de New Jersey.

A cerimónia, teve lugar como habitualmente no Museu de Newark e foi apresentada pelo jornalista Luis Pires. Este ano, após o cocktail, foi preciso descer ao Auditório Billy Johnson para, na sequência da cerimónia, ouvir as intervenções de Pedro Oliveira, do director do Museu de Newark, Steve Kern e assistir com pompa e circunstância, ao concerto da excelente fadista Gisela João, brilhantemente acompanhada pelos seus músicos privativos.

Pedro Oliveira deu as boas vindas aos presentes e salientou a importância do Dia de Portugal no contexto dos países de acolhimento. “A distância nunca foi verdadeiramente uma barreira para os portugueses. os portugueses e seus descendentes que vivem no exterior representam uma herança preciosa de Portugal no mundo,” disse.

O director do Museu de Newark, Steve Kern realçou a diversidade do apoio do Museu às comunidades multi-étnicas e convidou a comunidade a visitar o museu, que, inclui actualmente algumas exposições de classe mundial. O “Dynamic Earth: Revealing Nature’s Secrets”, nas Galerias chinesas o projecto “China’s China” e, no exterior duas esculturas contemporâneas de seis pés de altura, da autoria de Allan McCollum.

Na cerimónia deste ano, foi decidido adquirir uma original guitarra portuguesa sorteada pelos presentes. A sorte bafejou o residente de Harrison, Daniel Sarabando. Entre a assistência, foi notada a presença do Embaixador de Portugal na ONU, Álvaro Mendonça e Moura, Legisladora Estadual, Eliana Pintor Marin, Sherife Armando Fontoura, Mayor de Harrison. James A. Fife, Mayor de Kearny, Alberto Santos, vereadores Amador, e Filipe Pedroso, Manny Grova Jr., Francisco Nascimento e Albino Cardoso. O depury Mayor de Union, Manuel Figueiredo e o cônsul honorário de Portugal em Filadélfia, Joseph Luis Fernandes.

Digamos que a comemoração de 2014 continuou a marcar o calendário de cerimónias importantes no conjunto multi-étnico de New Jersey com muita animação, orgulho nacional e afirmação étnica. Pedro Oliveira e a sua equipa estão de parabéns por um trabalho difícil, este ano com o brilho ao qual se associou o Fado de Gisela João.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *