Gala do Dia de Portugal em Newark, NJ

marshall

Na passada quinta-feira realizou-se na Casa Seabra a grande Gala do Dia de Portugal 2014, onde foram entregues as faixas de Grand Marshal ao doutor Jack Correia e à “Jovem do Ano” Rita de Almeida.

O evento contou com a presença de vários dignitários que se associaram ao mesmo, o cônsul geral de Portugal, Pedro Oliveira, vereador Augusto Amador, Fernando Grilo, presidente da União dos Clubes Americanos de New Jersey (UCLANJ), director do Liceu East Side, Mário Santos, presidentes de clubes e membros da UCLANJ, entre outros.

A cerimónia começou com a guarda de Honra apresentada pela Portuguese American Police Association (PAPA) a que se seguiram os Hinos Nacionais interpretados por Kevin Resendes.

Fernando Grilo foi o primeiro a discursar e lembrou” o significado de ser Português e o espírito empreendedor dos portugueses, que vêm no Doutor Jack Correia um verdadeiro exemplo pela sua “perseverança, capacidade, dedicação e apego às suas raízes“. Augusto Amador lembrou depois “o grande médico cardiologista reconhecido a nível nacional, mas também o português de sucesso, que não esquece os seus amigos, a sua família e a sua comunidade”.

Pedro Oliveira, cônsul geral de Portugal referiu: “o sentido de portugalidade que se vive em Newark, e o exemplo de sucesso assente em dedicação e trabalho dos homenageados da noite”.

No seu estilo amigo e sempre com um sorriso, o doutor Jack Correia lembrou, a família, os pais que partiram para conseguir um mundo melhor a esposa e os filhos que têm que suportar uma vida frenética “muitas vezes com prejuízo próprio”, lembrando ainda os amigos e a paixão comum, o futebol, agradecendo à comissão do dia de Portugal por esta homenagem em vida.

 

Jack Correia nasceu na zona do Porto e emigrou com a família para Newark com 13 anos de idade, onde frequentou a Ann Street School e o Liceu East Side onde se distinguiu como estudante e futebolista. O seu esforço levou-o a frequentar uma das mais prestigiosas universidades do mundo, a Harvard, onde se formou em 1982.

 

Regressou a Newark e à área metropolitana onde se formou em Nova Iorque em Medicina em 1986 e se casou com Diane Catena, relação da qual tem dois filho. Cardiologista de sucesso, Jack Correia foi distinguido como um dos melhores médicos da área Metropolitana por publicações como o New York Metro Area Top Doctors e o New Jersey Best Doctors, mas continua a exercer no coração da sua comunidade na Chestnut Street, para além do trabalho em vários hospitais da área.

A jovem Rita de Almeida estuda no liceu East Side e vai frequentar a Universidade William Paterson. Os seus sucessos académicos encontram no doutor Jack Correia um excelente exemplo.