Dicas: Vista o seu bebé de acordo com o tempo e A Arte do biberão

0
1009

bebe1

Vista o seu bebé de acordo com o tempo

Muito calor? Muito frio? Como pode ter a certeza de que o seu bebé está vestido para enfrentar as condições atmosféricas?

Uma boa regra é vestir mais uma camada ao seu bebé que para si. Tenha também atenção ao que o seu bebé lhe “diz”. Se ele chorar ou ficar irritado, poderá ter frio (há menos possibilidades de reagir se estiver com calor). As mãos, pés, e cabeça do seu bebé podem também ser um excelente barómetro: Verifique se estão demasiado frias ou quentes ao toque.

Pode ajudar o seu bebé a adaptar-se a diferentes temperaturas rápida e facilmente se o vestir por camadas. Vantagem: Roupas de duas peças e em camadas tornam também mais fácil mudar o bebé quando inevitavelmente ele se suja.

O que não pode faltar no Verão: Um chapéu de aba larga que proteja o rosto e as orelhas; roupas largas em fibras naturais, especialmente algodão. Leve consigo umas meias e uma camisola de manga comprida caso vá a algum sítio onde exista ar condicionado.

O que não pode faltar no Inverno: Um chapéu quente que cubra as orelhas; meias, botas de lã e luvas para cobrir as extremidades (por enquanto, ainda não necessita de sapatos); uma manta quentinha para tapar o corpo. Dependendo da temperatura, pode também usar uma camisola interior, uma camisola e um macaquinho em fleece.

 

BabyBottleA Arte do biberão

Ergonómico, com pega, de plástico ou descartável, estes são apenas alguns exemplos do vocabulário utilizado quando falamos de biberões. É que hoje em dia os pais dispõem de inúmeros recursos que permitem que este objecto, aparentemente simples, se torne um aliado precioso, desde que sejam tidas em conta determinadas regras.

Como primeira estratégia, deve optar por um biberão que tenha uma abertura larga, tornando-se mais fácil de segurar, encher e limpar.

Com esse intuito já foram criados biberões com dupla abertura.

Outro aspecto a ter em conta é a tetina, aconselhando-se que esta seja anatómica, imitando a forma e a função do peito, de modo a que o bebé sugue o conteúdo do biberão sem engolir ar (o que, quando acontece, pode provocar cólicas fortes).

A tampa do biberão deve selar a tetina, exercendo um efeito anti-gota e, por último, é conveniente que o biberão tenha graduação, para que seja mais funcional.

 Biberões com pega e ergonómicos

Estes tipos específicos de biberões permitem que os bebés que já são capazes de segurar objectos consigam agarrar o biberão com mais facilidade e com garantias de segurança. Os biberões ergonómicos adaptam-se às mãos do bebé, são leves e fabricados em material inquebrável.

  Plástico, vidro ou descartável?

Os biberões de plástico apresentam a grande vantagem de serem inquebráveis, mas deterioram-se com mais facilidade do que os de vidro, tendo que ser substituídos regularmente. Uma outra opção são os biberões descartáveis, sendo apenas necessárias tetinas e sacos pré-esterilizados (destinados a transportar o biberão à temperatura desejada). São especialmente úteis quando se viaja ou em ocasiões em que se fique muito tempo fora de casa.