Fernando

Luso-brasileiro Fernando impossibilitado de representar selecção portuguesa

Fernando

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a selecção portuguesa e não poderá vestir a camisola das “quinas” no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“A FPF foi informada esta sexta-feira pela FIFA de que o jogador Fernando Regis não é elegível para representar a selecção nacional. A FIFA considerou que o jogador Fernando Regis ainda não era detentor da nacionalidade portuguesa quando jogou pelo Brasil no apuramento para o Campeonato do Mundo sub-20 (requisito previsto na alínea a) do nº 1 do Art. 8 Anexo III dos Estatutos da FIFA)”, lê-se numa nota do organismo publicada no seu site oficial.

Em causa está a participação do “trinco” no Campeonato Sul-Americano de 2007, em que representou o Brasil.

De acordo com os estatutos do organismo que rege o futebol mundial, Fernando já teria de ter nessa altura a nacionalidade portuguesa para agora poder ser chamado à selecção de Paulo Bento.

“Um jogador pode mudar de associação [federação] se não tiver participado em nenhum jogo oficial pela selecção AA da sua associação de origem e se já tivesse a nacionalidade do país que quer agora representar na altura em que participou em jogos oficiais de escalões jovens da sua associação de origem”, lê-se nos estatutos da FIFA.

Fernando, de 26 anos, está em Portugal desde 2007, tendo representado o Estrela de Amadora e o FC Porto e, por recentemente ter adquirido a nacionalidade portuguesa, tem sido apontado com uma possível escolha do seleccionador Paulo Bento para o Mundial2014, no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *