Complexo desportivo do Ironbound vai ter o nome de Eddie Moraes

Eddie2

Quase quatro décadas depois do seu encerramento devido à elevada contaminação do solo, o Estádio do Ironbound vê a luz ao fundo do túnel com o anúncio do inicio das obras no próximo dia 9 de Maio pelas 11 horas da manhã.

O novo complexo desportivo receberá o nome de Eddie Moraes, uma das mais proeminentes figuras comunitárias ligadas ao desporto em geral e ao futebol em particular.

Eddie Moraes foi um dos fundadores da Luso International Sports Association (LISA), juntamente com Carlos Pais e Serapião Reis nos finais dos anos setenta. Debaixo da sua acção o organismo atingiu resultados e uma expansão nunca antes atingida a nível de futebol comunitário, com mais de quarenta equipas em acção em dois escalões, numa época onde não existiam campos para a prática do futebol em toda a cidade de Newark. Eddie Moraes foi também um acérrimo colaborador de associações como o Newark Benfica, Marítimo Mortuense e Sport Club Português.

O estádio do Ironbound é um desejo antigo dos residentes do Ironbound, que nas décadas de sessenta e setenta assistiram no velhinho estádio a verdadeiros clássicos que fazem parte da história da modalidade na cidade e mesmo no estado de New Jersey. Importantes equipas como o Vitória de Setúbal defrontaram equipas locais em confrontos históricos para a comunidade.

Depois de em 2012 ter anunciado a construção do estádio para os finais de 2013 princípios de 2014, Augusto Amador recebe assim uma importante ajuda eleitoral . O acordo anunciado em Maio de 2013 com a Celanese (reportagem do Luso-Americano de 26 de Maio de 2013), em que a empresa se comprometeu a remover todo o solo contaminado, parece agora dar os seus frutos e o estádio poderá assim vir mesmo a ser uma realidade.

O nome de Eddie Moraes reúne consenso.

Em conversa com o Luso Americano, Bernardino Coutinho homem que trabalhou com Eddie Moraes na LISA referiu, “Eddie Moraes merece esse reconhecimento, foi um homem que com Carlos Pais fizeram autênticos milagres em prol do futebol comunitário. Moraes era um homem de um carácter excepcional, amigo do seu amigo, educado e culto. Só espero que esta situação não seja mais uma jogada de bastidores, pois Eddie Moraes merece esse reconhecimento”.

O vereador Augusto Amador referiu; “Eddie Moraes representou o que de melhor se fez na comunidade a nível desportivo e de recreação. Era um homem afável e simples que amava a sua comunidade. O seu nome não deve merecer qualquer contestação pelos serviços prestados à comunidade e ao desporto em particular”.

Quarenta anos depois o estádio do Ironbound pode ser uma realidade e com a escolha de Eddie Moraes para dar o nome ao novo projecto é também feita uma homenagem à comunidade portuguesa pelo seu papel na dinamização do futebol na cidade de Newark e mesmo no estado de New Jersey.