Senadora Elizabeth Warren junta-se ao “caucus” português

WARREN

O gabinete do senador Jack Reed (RI-D) anunciou que a senadora Elizabeth Warren (D-MA), se juntou aos Amigos de Portugal no “caucus” do senado dos Estados Unidos em Washington.

Este braço importante é administrado pelo senador Reed e está activo desde 1996. Actualmente é administrado em conjunto por Reed e pelo senador Patrick Toomey (R-PA) um luso descendente que cresceu em East Providence, Rhode Island.

A PALCUS já agradeceu à senadora Warren pela sua integração no caucus que defende os interesses de Portugal no senado americano, assim como aos senadores Reed e Toomey pelo seu constante apoio às comunidades portuguesas e às relações bilaterais Portugal-Estados Unidos.

“ Estamos muito satisfeitos pela integração da senadora Warren no nosso grupo de Amigos de Portugal no senado,” disse Fernando G. Rosa, director executivo da PALCUS nos Estados Unidos. “Este grupo continua a crescer e aguardamos a integração de outros elementos do senado,” concluiu.

Elizabeth Ann Warren nasceu no dia 22 de Junho de 1949 e foi eleita para o senado pelo estado de Massachusetts apoiada pelo Partido Democrata.

Anteriormente, Warren era professora de Direito em Harvard especializada em falências. A senadora é uma defensora intrínseca dos direitos dos consumidores e está na Comissão de protecção dos Direitos dos Consumidores. É autora de numerosos trabalhos académicos e políticos e é constantemente assediada pelos media para discutir assuntos económicos e relacionados com finanças.

No limiar da crise financeira de 2008 Warren serviu na comissão de análise económica do congresso, criada para superintender o programa TARP. Mais tarde foi conselheira especial da secretaria do Tesouro na administração do Presidente Obama, em 2000. Foi reconhecida pelo Jornal de Direito Nacional e pela revista Time, como uma das figuras públicas mais influentes dos Estados Unidos.

Em Setembro de 2011 Warren anunciou a sua candidatura ao senado dos Estados Unidos, tendo como adversário Scott Brown. Ganhou o lugar no dia 6 de Novembro de 2012, sendo a primeira mulher no senado dos Estados Unidos em representação do estado de Massachusetts.

Elizabeth Warren foi apontada ao Comité Especial nas suas vertentes de defesa dos idosos, na comissão da banca e negócios urbanos, saúde e educação, saúde e trabalho.

Warren e outros senadores democratas propuseram recentemente um aumento do salário mínimo nacional.