NEWARK, NJ: Fórum juntou candidatos a vereador pelo Bairro Leste

IMG_1163

Na passada segunda-feira realizou-se na Igreja Presbiteriana localizada na McWorther Street, no Ironbound em Newark, um fórum informativo onde estiveram presentes Luís Correia, Omar Nieves e Jonathan Seabra candidatos a vereador do Bairro Leste , bem como Cesar Viscaino candidato a vereador geral nas eleições de 13 de Maio próximo. Não estiveram presentes o vereador titular Augusto Amador, nem o também candidato Jim Perillo.

Segundo a organização, Augusto Amador confirmou por email a sua presença, mas acabou por não comparecer.

Contactado pelo Luso-Americano, Augusto Amador pediu desculpas aos organizadores e justificou a sua ausência com “a participação numa reunião com residentes que decorreu no Clube Gafanhense, onde apresentou o candidato por si apoiado à presidência da autarquia, Shavar Jeffries”. Augusto Amador garantiu que participará no debate agendado com os restantes candidatos no dia 27 do corrente”e que será transmitido pelo canal Cablevision”.

A ausência de Amador acabou por ser um dos temas centrais em discussão logo depois de um dos jornalistas presentes inquirir a organização sobre essa falta de comparência. Alguns residentes presentes referiram “sentir-se defraudados pela falta de comparência do seu representante, num fórum onde seriam debatidos assuntos de suprema importância para a comunidade”.

Luís Correia referiu “sentir-se ofendido por Amador ter uma vez mais ignorado quem o elegeu”, com Jonathan Seabra a referir “só posso responder pelos meus actos, não pelos do vereador Amador”. Omar Nieves e César Viscaíno afirmaram não “saber as razões que levaram o titular a faltar ao encontro”.

O fórum tinha por objectivo debater segurança pública, meio ambiente e arte e cultura, mas foi a problemática da educação que levantou mais celeuma, com os presentes a “pedirem a cabeça” da superintendente escolar, Cami Anderson e a exigirem o regresso do controlo escolar à cidade de Newark. Por seu turno, Omar Nieves referiu “a necessidade de recorrer aos tribunais federais”.

No final do fórum os candidatos a vereador expressaram a sua opinião sobre o mesmo. Luís Correia referiu ser premente “devolver o controlo das escolas à cidade e aumentar a presença policial no bairro de modo a prevenir o crime”.

Omar Nieves afirmou “ser fundamental reestruturar a educação e aumentar as áreas recreativas”, referindo ainda “que o défice orçamental é a grande preocupação. Temos que criar receitas, aumentar a qualidade dos serviços aos residentes e procurar apoios a um nível federal para a problemática policial quer a nível de falta de recursos quer para contornar a problemática das elevadas reformas do departamento”.

Por fim, Jonathan Seabra salientou “a importância da comunidade conhecer os candidatos” e ainda “a educação, segurança pública e qualidade de vida como factores fundamentais”, lançando o repto para que “ e invista na juventude”.