Luso-americana no gabinete de McAuliffe, o novo governador do estado da Virginia

Nancy Rodrigues, Secretary of Administration Designee

A luso-americana Nancy Rodrigues, natural de Newark, NJ, nomeada secretária para a administração no gabinete do novo governador do estado da Virgínia Terry McAuliffe, acaba de ser unanimemente confirmada nas funções pela Virginia General Assembly.

Previamente, Nancy Rodrigues foi tesoureira da campanha eleitoral para governador de Terry McAuliffe e co-presidente do comité de transição do “Common Ground for Virginia” do governador-eleito.

Durante as administrações dos governadores Tim Kaine e Robert McDonnell, Nancy Rodrigues tinha já sido secretária do Virginia State Board of Elections, de 2007 a 2011.

A Secretaria para a Administração do governo do estado da Virginia tem a supervisão de mais de 2 mil milhões de dólares do orçamento estatal, conforme explicou Nancy Rodrigues ao Luso-Americano:

“Superintendo e sou responsável por mais de 2 mil milhões de dólares dos contribuintes, anualmente, e são mais de 700 os funcionários públicos que informam directamente a minha Secretaria”, disse.

“Somos responsáveis por garantir a segurança e o ambiente de trabalho salutar de mais de 100 mil funcionários públicos do estado para além de administrar o seu programa de benefícios. Além disso também superintendemos as eleições de mais de 5 milhões de eleitores”, acrescentou Nancy Rodrigues, esclarecendo:

“Na Virgínia, o governador nomeia o seu gabinete e cada membro é responsável por uma secção do governo e dos serviços prestados. As responsabilidades da Secretaria para a Administração incluem ainda a gestão de mais de 11 mil edifícios, nomeadamente a manutenção, renovação ou construção de prédios do estado, todas as transacções imobiliárias para a Commonwealth, o laboratório da Virginia que testa os alimentos, o ambiente, doenças infecciosas e recém-nascidos, o sistema de aquisições electrónicas e o centro de distribuição cooperativa, o programa de combustível automóvel e a manutenção da frota de veículos da Commonwealth, os programas da propriedade excedente estatal e federal, e os serviços de correio na sede do governo”.

Tem ainda sob a sua alçada “Assuntos pessoais tais como os benefícios da saúde, resolução de conflitos, campanhas de dádivas de caridade para mais de 100 mil funcionários públicos; eleições estatais e federais; salários de entidades oficiais tais como xerifes, advogados da Commonwealth, tesoureiros e delegados da receita pública; serviços de apoio ao gabinete do governador, incluindo a gestão da manutenção da residência, a Mansão Executiva”.

Eleitores luso-americanos

Segundo a American Community Survey 2006-2010 há 15.036 pessoas de origem portuguesa a residir no estado da Virgínia. Tendo Nancy Rodrigues sido de 2007 a 2011 responsável pelos cadernos eleitorais do estado, perguntamos-lhe se eleitoralmente a comunidade luso-americana tem relevância na estratégia das campanhas.

“Quando mudei para a Virginia em 1974 raramente falava português” – disse Nancy Rodrigues. “Agora, não se passa uma semana sem que tenha um contacto com alguém que fale português, embora geralmente sejam pessoas do Brasil. A Virginia, tal como o resto do país, está a mudar. A comunidade imigrante na Virginia também está a crescer e existe um número crescente de eleitores latinos no estado. Segundo os últimos dados, serão 63,000”. Sendo eu filha de pais imigrantes, compreendo e valorizo em primeira mão a procura do sonho americano. Em muitos aspectos, eu e a minha irmã Linda somos o rosto do Sonho Americano”.

Nancy Rodrigues vive em Surry, Virginia, numa quinta a que deu o nome de Penacova, em homenagem à terra natal do seu pai, Daniel Rodrigues (Dan’s Friendly Service, McWhorter St., Newark), um concelho que já não visita há alguns anos.

“É uma quinta activa, que está a ser explorada por um criador de gado e de rações. O meu marido também é apicultor, e temos duas colmeias na quinta, e em resultado disso colhemos muito mel”, confessou.

Sobre Penacova lembra-se perfeitamente “da família e de amigos, e da linda paisagem agrícola daquela área em Portugal”. “Já há muito tempo que não vou a Portugal. O meu envolvimento activo no serviço público da Virginia não me tem proporcionado muitas oportunidades, mas quando vou a Portugal, e já lá fui muitas vezes, vou sempre a Penacova onde visito familiares e amigos”.

Nancy Rodrigues é filha de Daniel e Elvira Rodrigues, e irmã da Dra. Linda Rodrigues, directora do Departamento de Línguas Estrangeiras da New School University, New York. É casada com Michael Abley desde 1986.

A nova secretária para a Administração no gabinete do governador Terry McAuliffe graduou da Lafayette Street School em Newark, e formou-se em Ciências Políticas na Rutgers University em New Jersey. Frequentou também a Universidade Católica da América, em Washington.

Tendo crescido numa comunidade etnicamente diversificada como a do Ironbound, em Newark, Nancy Rodrigues atribui o seu sucesso a uma ética de trabalho e apoio familiar fortes.