Seleção feminina de sub-19 confiante na qualificação para o Europeu 2014

Selecção Feminina de Sub-19

O treinador da selecção portuguesa feminina de sub-19 de futebol, José Paisana, admitiu hoje a expectativa de a equipa se qualificar para o Europeu, apesar das dificuldades esperadas no Torneio de Elite.

Orgulhoso de ver as suas pupilas entre “as 24 melhores equipas da Europa”, José Paisana considerou hoje ser “um privilégio” para as jogadoras poderem disputar o Torneio de Elite, em que se discute o apuramento para o Campeonato da Europa de 2014, que decorrerá na Noruega.

“Sabemos que é difícil [conseguir o apuramento], mas vai ser difícil para todas as equipas”, afirmou numa conferência de imprensa em Peniche, durante a qual admitiu a expectativa de a equipa vir a ser qualificada.

E adiantou: “A equipa técnica está a preparar os jogos para dar qualidade ao espectáculo e para que a equipa seja capaz de entrar em campo para dar o melhor, com uma perspectiva positiva”.

Sublinhando que “o grau de dificuldade é elevadíssimo”, José Paisana acredita que a selecção lusa saberá “superar-se jogo a jogo”, numa competição em que “todas as equipas são complicadas, mas a mais complicada é a Espanha”, não apenas por ser com quem Portugal disputará o primeiro jogo, mas também por ser “uma ex-campeã da Europa e favorita”.

Nada que preocupe as jogadoras que, segundo a capitã, Vanessa Malho, pretendem “enfrentar as adversárias cara a cara, sem medos e tentar levar a selecção e o país ao topo”.

A média reconhece que “a exigência é maior quando se joga na selecção”, mas assegura que as jogadoras tudo farão para “tentar dignificar o emblema”.

Apesar de “o factor casa” não ser determinante, jogadoras, treinador e o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Coutada, apelaram hoje a “uma presença muito forte dos adeptos do futebol” nos três jogos que a selecção das “quinas” irá disputar até ao dia 10 de Abril.

O primeiro terá lugar no dia 6, na Marinha Grande, onde a selecção lusa defronta a congénere espanhola.

Depois, segue-se a selecção suíça, no dia 7, em jogo no Estádio Municipal da Nazaré, e, finalmente, enfrentará a equipa da Bielorrússia, a 10 de Abril, nas Caldas da Rainha.