NEWARK, NJ: Confraria do Queijo da Serra entronizou 16 novos confrades

IMG_0373

Na passada quinta-feira, decorreu na Casa Seabra a cerimónia de entronização de 16 novos confrades da Confraria do Queijo da Serra. A cerimónia foi presidida pelo presidente da Assembleia Geral da organização, Dr. Mário Videira Lopes, e pelo grande Pastor da Confraria Alexandrino Costa.

Os 16 novos confrades cumpriram o ritual do juramento e da prova do Queijo Serrano, sendo agora 41 os membros da confraria formada em Março do ano passado e cujos objectivos passam por divulgar e proteger o queijo da Serra.

Na cerimónia estiveram presentes três autarcas da zona da Serra, Álvaro Amaro presidente da Câmara da Guarda, Filipe Camelo presidente da Câmara de Seia e Luís Tadeu presidente da câmara de Gouveia, para além de alguns produtores de queijo que se deslocaram aos estados Unidos para participarem no 29o festival do Queijo da Serra organizado pela organização “Os Serranos”.

Alexandrino Costa, grande Pastor da organização, referiu “é um prazer continuar a liderar esta confraria e temos o objectivo de continuar a divulgar o produto que é o “ ex-libris“ da terra onde nascemos e da qual nos orgulhamos”.

Mário Videira Lopes, por sua vez referiu “manter esta ligação é um prazer para mim. Esta solidariedade atlântica tem uma origem básica somos serranos. A confraria luta por uma causa em conjunto e união, e queremos continuar a divulgar, defender e preservar o nossos queijo da serra, e por conseguinte as gentes e as terras da Serra da Estrela”.

O vereador Augusto Amador foi um dos novos confrades e adiantou “mesmo não sendo serrano sou um apreciador do Queijo da Serra e quero destacar o trabalho excelente realizado pelos Serranos na divulgação dos produtos portugueses nesta área”.

Em Portugal existem actualmente 56 confrarias devidamente legalizadas e oito em regime probatório, sendo todos membros da Federação Portuguesa de Confrarias. Dessas confrarias existe uma exclusivamente dedicada ao Queijo da Serra. Fundada em Oliveira do Hospital em 1989, a confraria do Queijo da Serra tem divulgado os produtos serranos um pouco por todo o mundo, surgindo agora nos Estados Unidos a segunda confraria dedicada a excelência dos produtos serranos.