Senador Jack Reed de Rhode Island é hoje, dia 19, agraciado pelo governo português

Jack Reed1

O embaixador de Portugal em Washington, Nuno Felipe Alves Salvador e Brito, deslocou-se hoje, dia 19 a Rhode Island para entregar ao senador Jack Reed o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, a mais alta condecoracão civil portuguesa, com que foi agraciado pelo presidente da República em reconhecimento pelo seu contributo no estreitamento das relações Portugal-EUA. Jack Reed integra os comités das Forças Armadas e Bancário, sendo também há muito co-presidente do caucus Amigos de Portugal no Senado dos Estados Unidos. Está identificado com a comunidade portuguesa, uma vez que foi criado na área do Fox Point, o bairro português de Providence. A cerimónia terá lugar às 3:00 da tarde na State House, em Providence. O senador e o embaixador estabelecerão contactos com figuras políticas regionais. Além de Providence, está também prevista a visita do embaixador Nuno Brito a New Bedford.

John Francis “Jack” Reed (nasceu no dia 12 de Novembro 1949) é senador pelo estado de Rhode Island desde 1997. Cresceu em Cranston, junto da comunidade portuguesa e em 1967 o senador John Pastore seleccionou-o para a Academia Militar de West Point. Após ter graduado em 1971 Reed licenciou-se em assuntos governamentais pelo John F. Kennedy Institute. Foi “ranger” e comandou um destacamento de paraquedistas da 82ª divisão americana. Após oito anos de serviço militar, Reed optou por um curso de Direito na Harvard Law School de onde se licenciou em 1982.

Reed é membro do partido democrata e serviu previamente na câmara dos representantes representando o 2º distrito congressional de 1991 a 1997. No que respeita ao sector da imigração, Reed debate-se por uma reforma imigratória e o acesso dos novos imigrantes à cidadania. Reed foi um dos 22 senadores a votar contra a Resolução 114 que autorizou o Presidente George W. Bush a invadir o Iraque em 2002. Na sua história eleitoral, conseguiu sempre grandes vitórias no estado de Rhode Island.