Trabalho do luso-americano Anthony Tavares reconhecido como base do sucesso da equipa do East Side

John Tavares

Anthony Tavares com o filho no seu gabinete de trabalho

A equipa de Basquetebol do Liceu East Side, liderada pelo jovem treinador luso-americano Anthony Tavares, foi considerada a 17ª melhor equipa a nível nacional pelo prestigiado jornal ‘USA Today’.

A nível estadual, o jornal ‘Star Ledger’ tem-na considerado a melhor equipa do estado semana após semana , o que atesta bem do valor da mesma, que depois de vencer tudo a nível local, no condado e na conferência, se prepara para disputar a meia-final do grupo 3 de North Jersey, que dará acesso à final a disputar na Universidade Rutgers no próximo dia 16.

O vencedor da final disputará o torneio de campeões juntamente com os outros cinco vencedores dos grupos em competição.

Depois de ter atingido o grupo dos campeões em 2002, numa equipa que incluía o jovem Randy, actual estrela da NBA a jogar nos Houston Rockets, e de o ano passado ter também atingido esse objectivo, a equipa prepara-se agora para fazer história pela terceira vez.

Parte desse sucesso deve-se ao jovem treinador Anthony Tavares, de 35 anos, unanimemente reconhecido por outros treinadores, jogadores e mesmo encarregados de educação como o grande mentor deste projecto e o dinamizador de uma equipa que orgulha a escola, a comunidade e mesmo a própria cidade de Newark.

Anthony Tavares cresceu em Newark e terminou os seus estudos no East Side, onde jogou basquetebol.

A paixão por este desporto levou-o ao NJIT, onde se formou em matemática e jogou também a modalidade.

Formado como homem, começou aos 21 anos a dar aulas na “sua escola”, o East Side, ao mesmo tempo que começou a treinar as equipas de basquetebol com os resultados conhecidos.

Em conversa com o Luso-Americano, o jovem, que também é treinador de futebol no Ironbound Soccer Club referiu: “Sou um felizardo. Faço o que gosto na escola e na comunidade que amo. O East Side é a minha ‘alma mater’, o Ironbound o sítio onde me sinto bem.”

Sobre o basquetebol, refere: “Estamos a atingir objectivos muito importantes e estamos a formar líderes de amanhã. Muitos deste jovens irão para universidades com bolsas de estudo, e esse é o nosso grande objectivo. No East Side, queremos dinamizar o desporto e preparar estas jovens para os desafios do futuro.”

A equipa campeã não tem jovens portugueses, mas isso poderá ser uma realidade brevemente, como referiu Tavares. “Existem jovens a despontar com muito valor. Se trabalharem, podem atingir este nível. Agora as escolas primárias desempenham um papel fundamental, e é um facto que a modalidade necessita de ser mais dinamizada a esse nível. Para jogar ao mais alto nível, o trabalho com os jovens tem que começar muito cedo, mesmo antes da idade escolar.”

Sobre o seu futuro, Tavares refere: “Treinar numa universidade não está nos meus planos. Estou bem no East Side e adoro esta escola, onde tenho um director que nos dá todo o apoio, e depois ver estes jovens triunfar dá-me um gozo enorme.”

Carismático, competente e um excelente comunicador, Anthony Tavares faz a diferença num projecto de sucesso, onde o mesmo refere: “Temos que ser humildes e trabalhadores. Só assim conseguiria triunfar. Esta é a minha mensagem para os jovens que sonham um dia atingir o estrelato.”

(Mais fotografias na edição de sexta-feira, 14 de Março de 2014)