GEÓRGIA | Comunidade com menos de 400 pessoas mantém-se fiel às raízes

800px-Flag_of_Georgia_(U.S._state).svg

A comunidade portuguesa da região metropolitana de Atlanta, no estado da Geórgia, continua – apesar de relativamente pequena e dispersa – a tentar manter-se ligada às raízes. Concentrada na sua grande parte em Alpharetta, a 15 minutos da cidade onde tem sede a multinacional Coca-Cola, a colónia lusa local reúne-se num restaurante que, não sendo de comida portuguesa, é propriedade de um casal luso.

Foi aí que se reuniu num domingo, recente, segundo nos relata Fernando Cândido, um dos portugueses ali residentes, que a comunidade se reuniu para confraternizar em volta de uma refeição a lembrar Portugal por terras da Geórgia. “Foi uma verdadeira festa portuguesa”, afirma aquele emigrante, que viveu 44 anos em New Jersey e que há dois se mudou para sul.

Os encontros no restaurante reúnem “de 60 a 80 portugueses”, acrescenta a nossa fonte.

Na mesma zona, mais precisamente em Sandy Springs, existe ainda um restaurante português – o Emidio’s, na Roswell Road, onde não faltam no cardápio o tradicional caldo verde ou o arroz de marisco. Os seus proprietários também migraram de New Jersey para a Geórgia.

De acordo com o recenseamento populacional dos Estados Unidos, moram no estado da Geórgia menos de 400 portugueses.