Mostra do Queijo da Serra em Newark e Danbury recebe a visita de autarcas serranos

Alex costa

Por:  Luis Pires

A grande festa do queijo da Serra regressa aos Estados Unidos no próximo mês de Março e traz consigo pelo menos sete autarcas serranos ainda que tivessem sido convidados mais de uma dúzia. Alexandrino Costa, Presidente do Centro Cultural “Os Serranos” confirmou ao Luso-Americano que “pelo menos seis ou sete autarcas vão estar presentes na festa de 2014 entre eles o Presidente da Câmara de Belmonte que se desloca aos Estados Unidos pela primeira vez,” disse. “Nas recentes autárquicas houve grandes mudanças nas autarquias portuguesas e daí ser-mos confrontados com nomes novos que fazem questão em vir à nossa festa,” afirma Alexandrino Costa.

A mostra do queijo da Serra tem o seu início em Elizabeth, no dia 21 de Março, sexta-feira, com folclore. No dia 27 chegam os autarcas de Portugal e nesse mesmo dia irá realizar-se a entronização de 15 novos confrades da Confraria do queijo Serra da Estrela no Mediterranean Manor, em Newark. No dia 28, sextafeira, no Sport Club Português haverá feira com folclore e no dia 29 a festa transfere-se para Danbury, Connecticut como é tradição.

No domingo dia 30, a Gala de New Jersey terá lugar no Mediterranean Manor, abrilhantada por Luis Filipe Reis e Ana, vindos directamente de Portugal. “A Confraria também está a ter um grande sucesso. Já temos 25 confrades e com mais quinze chegamos aos 40. É um grande número,” refere Alexandrino Costa. A festa deste ano será a 29ª, o que coloca “Os Serranos” numa organização muito antiga e com muitas tradições nas comunidades portuguesas. “Somos uma organização que dignifica o queijo da Serra e os produtos serranos nos Estados Unidos e aplicamos o que se ganha nas festas na solidariedade. Os bombeiros são uma prioridade o que não significa que não apoiemos outras organizações como já o fizemos no passado,” afirma Alexandrino Costa, convicto em mais um sucesso em 2014.