CONNECTICUT | Luso-americana concorre em Junho ao título de Miss Connecticut’s Outstanding Teen 2014

IMG_8657

A luso-americana Cynthia Dias, de 14 anos de idade, concorre dia 28 de Junho deste ano a Miss Connecticut’s Outstanding Teen. O evento decorre em New London, CT, e poderá abrir portas a outros títulos no futuro – tais como Miss Connecticut e Miss América.

A jovem ganhou o passaporte para o evento de 28 de Junho ao conquistar o título de Miss Wolcott – no mesmo ano em que o concurso de beleza assinala o seu 45.º aniversário.

Cynthia nasceu em Waterbury, CT, filha de Inácio e Fátima Moura Dias; o pai é natural de Freixedo, Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes) e a mãe já nasceu nos Estados Unidos, filha de emigrantes madeirenses. A jovem – que tem ainda um irmão, Inácio, de 21 anos – frequenta o Liceu de Wolcott, onde é chefe de turma, e está matriculada num programa para jovens na Johns Hopkins University, onde espera um dia seguir neurologia pediátrica.

“A minha filosofia de vida obedece ao lema do Miss América: estilo, bolsas de estudo, voluntariado e sucesso”, garante a jovem, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO.

Para além de assinar uma coluna no jornal local em Wolcott, Cynthia Dias também abraça com vigor a causa do gosto pela literatura, doando tempo e talento à secção infantil da Biblioteca Pública de Wolcott.

A jovem luso-americana diz “adorar ter raízes portuguesas” e prova-o não apenas falando com entusiasmo do país das suas origens, como fazendo parte do Rancho Folclórico ‘Culturas de Portugal’, de Waterbury; por via dos pais, também é associada do Sport Club Português de Waterbury e do Portuguese-American Cultural Center de Palm Coast, na Flórida.

“As minhas origens lusas, na verdade, acabam por definir quem sou”, diz Cynthia Dias, “o que se manifesta em todos os aspectos da minha vida – da religião às tradições familiares, passando até pela gastronomia (a comida portugueasa é para mim a melhor do mundo).”