Chris Christie tomou posse no seu segundo mandato

New Jersey Governor Chris Christie departs City Hall in Fort Lee, New Jersey

No discurso de tomada de posse no seu segundo mandato, o Governador Chris Christie foi emotivo mas não fez qualquer referência aos recentes escândalos relacionados com a George Washington Bridge e Hoboken. “A população do Estado sabe que o único caminho em frente é enfrentar o que é politicamente impopular. Se partilhámos o sacrifício, se partilharmos o caminho só temos de gritar a voz dos que acreditaram em nós e fazer-mos exactamente o que devemos fazer,” disse Christie.

O Governador republicano ganhou a reeleição com 22 pontos. O discurso de Christie foi simples no conteúdo, ainda que tivesse tocado ao de leve em duas questões – educação e tratamento mandatório para toxico-dependentes. Sobre impostos Christie disse: “Vamos ser diferentes dos nossos vizinhos. Vamos colocar mais dinheiro nas algibeiras da classe média não o tirando dos seus bolsos em primeiro lugar.” A cerimónia teve pompa e circunstância actuando o Côro das Crianças de Trenton e a banda do 63º Regimento da Guarda Nacional de New Jersey. Teve lugar uma salva lago após a tomada de posse de Christie e de Kim Guadagno.

No seu discurso, não abordando as questões mais polémicas das últimas semanas Christie reafirmou a sua vontade em continuar a trabalhar para o Estado com afinco e determinação. “O Povo determinou o caminho que quer seguir nos próximos anos,” disse o Governador. “Os residentes de New Jersey querem ver os seus problemas resolvidos e a vida mais facilitada e querem que digamos a verdade sobre a dimensão dos nossos desafios e a dificuldade das soluções alcançadas.” Entretanto, a administração de New Jersey negou as acusações de que o governador Chris Christie obrigou a vice-governadora do Estado, Kim Guadagno, a ameaçar a autarca da cidade de Hoboken, Dawn Zimmer.

O governador ter-se-ia negado a oferecer uma ajuda de emergência à Presidente da Câmara após o furacão Sandy atingir a cidade, enquanto um milionário projecto não fosse aprovado pela Mayor. Estas são as mais recentes acusações contra o governador de New Jersey, que é considerado um potencial candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016 pelo Partido Republicano. De acordo com Guadagno, as acusações de Zimmer são “falsas” e “ilógicas”.