“Esta distinção é um orgulho enorme”

Mário 2

Mário Santos, reitor do Liceu East Side é o Grand Marshal do dia de Portugal 2015 na cidade de Newark, sucedendo assim a Joaquim Correia.

A distinção não surpreende, depois do excelente trabalho realizado por Santos à frente dos destinos no liceu do Ironbound.

O novo Grand Marshal nasceu na Bairrada numa pequena localidade chamada Quinta do Cedro, na freguesia da Camarneira, no concelho de Cantanhede. Emigrou para os Estados Unidos com sete anos de idade e fixou residência com os seus pais em Newark onde frequentou primeiro a Wilson Ave e depois o Liceu East Side, onde terminou os estudos em 1985, frequentando depois a Universidade Rutgers.

Terminado o seu bacharelato e depois de trabalhar um ano no sector privado, Mário Santos começou a sua carreira como professor de Estudos Sociais no mesmo liceu onde estudou. Depois dessa experiência trabalhou no escritório central das escolas de Newark como assistente do Superintendente, voltando depois à Wilson Ave como vice-director. Ao mesmo tempo começou a frequentar a Seton Hall University onde terminou o doutoramento. Em 2005 foi convidado para o cargo que ocupa com resultados a todos os níveis excepcionais e reconhecidos ao mais alto nível.

Para Mário Santos só existe um método, “como professores temos que fazer sempre mais, as nossas crianças e alunos têm que ser sempre a nossa prioridade”.

Sobre esta distinção o Doutor Mário Santos refere: “Nunca esqueci as minhas origens e os ensinamentos dos meus pais, os meus verdadeiros mentores. Esta distinção enche-me de orgulho mas também dá-me mais responsabilidades para continuar o meu trabalho em prol da minha comunidade e dos estudantes da minha escola”.

O nome de Mário Santos não merece contestação, o seu envolvimento como director do liceu em várias actividades comunitárias é notório, mas a sua forma de ser e o trabalho que nos últimos 10 anos realizou com os jovens do Ironbound e os níveis de aproveitamento falam por si. “Há 10 anos 1200 alunos não conseguiam passar de ano e somente 70 passavam com distinção. Hoje temos mais de 500 alunos com um aproveitamento exemplar”.

O Luso Americano sempre apreciou a amabilidade, cooperação e profissionalismo do director Mário Santos e junta-se também à comunidade congratulando o Doutor Mário Santos por esta distinção bem merecida.