270 mil vão governar Newark

    764

    Barak1

    O novo Mayor de Newark Ras Baraka, membros do Conselho Municipal de Newark, e membros da equipa de transição Baraka apresentaram na Biblioteca Pública os resultados do relatório sobre o futuro da cidader no Newark.

    Na conferência de imprensa, o novo autarca da maior cidade de New Jersey apresentou o projecto “Plano de 100 dias” para a sua administração. sob a designação: “A Blueprint for New Newark”. O relatório de 210 páginas preparado pela sua equipa de transição menciona claramente 16 aspectos que urge focar.

    Na apresentação feita aos meios de comunicação existem quatro áreas-chave a observar.

    ·Segurança Pública

    ·Envolvimento comunitário

    ·Recrutamento Executivo

    ·Desenvolvimento Económico

    “Durante a minha campanha para Mayor, prometi que todos serão Mayors. Juntos, colocámos um olhar cuidadoso sobre a nossa cidade e a sua administração e definimos o que está bem e está mal. Comecei com a nomeação de uma comissão de transição com cerca de 250 membros que representam um corte transversal da vida em Newark: pessoas experientes e líderes comunitários, educadores informados, executivos, líderes sindicais, pais, estudantes, idosos, administradores hospitalares, imigrantes, presidentes de universidades e professores etc. Creio que juntos, vamos realizar mais do que qualquer Mayor poderia conseguir”, disse Baraka.

    A equipa conta com nomes sonantes de Newark como: o ex-Mayor Kenneth A. Gibson e o ex-presidente do PSE&G Alfred C. Koeppe. Presentes ao evento estavam o Presidente do Conselho Municipal Mildred Crump, vereadores Gayle Chaneyfield-Jenkins, e Eddie Osborne.

    A Comissão de Coordenação supervisionou o trabalho separado de 16 comissões;

    Segurança Pública; Envolvimentocomunitário; Educação; Desenvolvimento Económico e Habitação; Desenvolvimento da Força de Trabalho, Formação; Artes, Desenvolvimento Cultural e Turismo; Orçamento e Operações Financeiras; Departamento de Operações; Autoridades Independentes; Recreação; Revisão Legal; Iniciativas de TI; Saúde Pública; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Port Authority of New York e New Jersey; e Recrutamento Executivo.

    As iniciativas-chave para os sectores destacados são as seguintes:

     

    SEGURANÇA PÚBLICA

     

    ·Implementar uma filosofia orientada para a comunidade no interior do Departamento de Polícia.

    ·Implementar imediatamente uma estratégia para lidar com o crime nos meses de verão.

    ·Aumentar o envolvimento da comunidade na segurança pública.

    ·Simplificar a estrutura organizativa da Polícia e torná-la mais eficiente.

    ·Criar alternativas para a questão dos gangues, através de um Projecto específico.

    ·Criar formas de capacidade de comunicação eficaz para a Polícia.

    ·Criar capacidade de formação para a Polícia.

    ·Aumentar a capacidade da comunidade pró-activa para o Corpo de Bombeiros.

    ·Actualizar o equipamento de incêndio e alcançar níveis de recrutamento a longo prazo para os Bombeiros.

    A cidade também vai usar a Lei de Recuperação de Propriedades abandonadas para anexar outros activos dos proprietários e donos ausentes de propriedades abandonadas para que a cidade possa ter melhor aproveitamento quando recuperar o custo de proteger a saúde e a segurança.

    Estas medidas permitirão à cidade actuar melhor contra os proprietários cujo comportamento ameaça a saúde e a segurança dos seus inquilinos e desafiam a lei.

    A cidade vai elaborar um Plano de Revitalização de Bairro estratégico para cinco corredores comerciais: Clinton Avenue, Ferry Street, Lower Broadway, MT. Prospect Avenue, e South Orange Avenue. Serão envidados esforços para promover pólos de empresas e da indústria nestas áreas, bem como projectos voltados para a comunidade de apoio para melhorar as economias desses corredores.

    O Mayor Baraka observou que a comissão de transição convidou todos os residentes de Newark a participar do processo de planeamento. Além disso, realizou seis fóruns em todos os bairros da cidade. Nos fóruns, pequenos grupos discutiram estratégias, debateram sugestões e definiram prioridades. Foi também criado um site e endereço de e-mail para os moradores com vista à captação de ideias.

    “Nos próximos quatro anos, mais de 270 mil autarcas vão governar Newark. Trabalhando em conjunto, vamos assumir a responsabilidade das nossas famílias e dos nossos bairros, e traçar uma nossa nova direcção. Juntos, vamos realizar mais do que qualquer outro Mayor poderia conseguir”, disse Baraka.