1º Festival de Rusgas juntou centenas de participantes na Associação Cultural Portuguesa (ACP) de Kearny

    1221

    IMG_4090

    No passado domingo, decorreu nas instalações da Associação Portuguesa de Kearny o 1o Festival de Rusgas, organizado pelo Rancho Folclórico Sonhos de Portugal, da Associação Cultural Portuguesa (ACP) de Kearny.

    Centenas de pessoas marcaram presença no evento que contou com a actuação de seis rusgas representativas de outros seis ranchos folclóricos da comunidade: rancho anfitrião Sonhos de Portugal, o rancho da Casa do Minho, Dança na Eira, A Eira, Barcuense e o Camponeses do Minho, do Sport Club Português.

    António Cardoso, director do Sonhos de Portugal e grande impulsionador do encontro referiu, “pensamos em organizar este evento depois de termos falado com os Camponeses do Minho. Como sabem eles organizam um encontro de rusgas no Inverno, e nós resolvemos organizar aqui um encontro similar nesta altura do ano. Este encontro realizar-se-á todos os anos no fim-de-semana depois do dia das mãe e antes do feriado do Memorial Day”.

    Sobre o evento, o responsável referiu “revivemos uma vez mais uma grande tradição do Alto Minho. As rusgas trazem alegria e memórias inolvidáveis. Ver esta juventude participar nestes convívios tão activamente enche-nos de orgulho e dá-nos a força para continuarmos a trabalhar”. A concluir referiu “quero agradecer a todos os que tornaram possível esta festa, aos grupos participantes, aos presentes, aos membros da Associação que com o seu trabalho tornaram esta festa possível e a todos os que acreditaram ser possível organizar este evento”.

    Em Kearny, a festa foi portuguesa, com sons do Alto Minho. Os grupos participantes encheram de alegria o recinto das festas e arrancaram aplausos a cada número interpretado, fazendo deste evento um verdadeiro sucesso.

    No final de cada actuação o simbolismo do garrafão de vinho entregue ao grupo participante não foi esquecido e as tradições mostraram a sua força em mais uma jornada memorável para a cultura portuguesa em terras americanas.